O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem (5) com Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México, e Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais, durante agenda na COP30, para discutir os próximos passos da operação da montadora no país e o fortalecimento da indústria brasileira em tecnologias de mobilidade de baixa emissão. Também participaram do encontro Gustavo Maranhão e Ives Lan, Gerentes de Relações Governamentais da GWM.
No encontro, foram debatidos temas como desenvolvimento industrial, formação de mão de obra qualificada, nacionalização de componentes, avanço tecnológico e posicionamento do Brasil como polo para produção e inovação em soluções energéticas sustentáveis para a América Latina.
O presidente Lula também teve a oportunidade de conhecer o Tank 300, um dos veículos GWM que tomaram conta das ruas de Belém durante a conferência, parte dos 100 carros da marca utilizados oficialmente na COP30. Ao final, o presidente recebeu de presente uma foto sua na inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis, realizada em agosto deste ano. O gesto foi recebido com entusiasmo, reforçando o clima de cordialidade e parceria entre o governo brasileiro e a companhia.
“O Brasil ocupa um papel estratégico na visão global da GWM. Queremos investir não apenas na produção no país, mas no desenvolvimento de tecnologia local, com engenheiros e especialistas brasileiros, trabalhando para criar soluções conectadas à realidade dos países”, destacou Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México.
A GWM atualizou o presidente Lula sobre seu cronograma de contratações para a fábrica de Iracemápolis (SP), que vai chegar ao fim do ano com 1.000 trabalhadores, e o convidou para visitar o estande da marca no Salão do Automóvel, em São Paulo, que será realizado entre 22 e 30 de novembro.
“Estamos construindo uma operação que integra indústria, inovação e sustentabilidade. Há alinhamento entre o interesse do Brasil em fortalecer sua capacidade produtiva e o compromisso da GWM com o desenvolvimento da região”, afirmou Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM.
O encontro reforça o entendimento comum sobre a importância de ampliar investimentos em tecnologia, elevar o conteúdo local da produção e posicionar o Brasil como referência continental na transição para a mobilidade de baixo carbono.
Créditos: Fotografia da Presidência da República - Ricardo Stuckert