Durante a COP30, o Explorer H1, primeira embarcação a hidrogênio da América Latina, tem recebido delegações e comitivas de diferentes países. Liderado pelo Grupo Náutica e desenvolvido em parceria com JAQ, Itaipu Parquetec e GWM Hydrogen powered by FTXT, o projeto utiliza uma célula a combustível da própria GWM, mostrando na prática como a tecnologia de energia limpa pode se tornar uma solução inovadora no transporte.
Atracado no Complexo do Hidrogênio, construído especialmente para a conferência, o Explorer H1 foi projetado para que seu sistema de hotelaria funcione inteiramente com hidrogênio, incluindo iluminação, climatização, cozinha e entretenimento, garantindo operação com zero emissão de carbono. Para os visitantes internacionais, a experiência oferece uma visão concreta do potencial do hidrogênio e do compromisso da GWM com a mobilidade e energia sustentáveis.
Entre as autoridades que visitaram a embarcação, que está localizada no Cais das Docas em Belém (PA), estão o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o Governador do Piauí, Rafael Fonteles; o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o Presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; a Secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Júlia Cruz; a Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Natália Resende; a Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann; o Diretor-presidente da CETESB, Thomaz Miazaki de Toledo; o Secretário do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi; e o ministro das Finanças da República Popular da China, Lan Fo’an.
Além das visitas de autoridades, houve ainda um jantar especial dentro do Complexo de Hidrogênio oferecido para integrantes do governo da Holanda, como o príncipe e diplomata Jaime de Bourbon de Parme, o vice-embaixador Roderick Wols, o enviado das águas Meike van Ginneken e a CSO (Chief Sustainability Officer) Aafke Keijzer, entre outros.
“O interesse de delegações de todo o mundo sobre essa operação evidencia que a GWM está à frente no desenvolvimento de soluções limpas. Mostrar nossa tecnologia de hidrogênio funcionando é uma forma de reforçar a importância da marca na transição energética global”, afirma Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM.
A visitação internacional acontece em paralelo a debates e painéis promovidos pela GWM, abordando tecnologia, inovação e sustentabilidade, consolidando a marca como referência não apenas no setor automotivo, mas também em soluções energéticas limpas.
Com esta iniciativa, a GWM reafirma seu compromisso com a descarbonização e posiciona o Brasil como protagonista na adoção de tecnologias sustentáveis, inspirando a comunidade global e reforçando seu papel de liderança em inovação limpa.