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GWM recebe comandantes amazônicos para vivência prática no barco a hidrogênio

Postado em 27 de novembro de 2025

• Visita reforçou o potencial do hidrogênio verde para a navegação na Amazônia e integrou a programação da COP30
A GWM convidou um grupo de comandantes da Rebelo Indústria, Comércio e Navegação (Reicon), empresa referência na navegação amazônica, para uma visita técnica ao JAQ H1, primeiro barco a hidrogênio da América Latina. A atividade integrou a programação oficial da COP30 em Belém e aproximou profissionais das tecnologias de energia limpa que começam a ganhar espaço no transporte fluvial.

Fruto da colaboração entre o Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e a GWM Hydrogen powered by FTXT, o JAQ H1 representa um marco para a mobilidade sustentável nos rios da Amazônia. Durante a visita, os comandantes conheceram o sistema que alimenta a parte de hotelaria, climatização, copa, cozinha e iluminação da embarcação, operado por uma célula a combustível a hidrogênio. Esse processo converte o gás em eletricidade, com zero emissão de poluentes e geração apenas de vapor d’água, oferecendo um exemplo concreto de como o hidrogênio pode ser aplicado em embarcações regionais.

O tour foi conduzido por Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, que apresentou as características do sistema e detalhou seu potencial para reduzir impactos ambientais, otimizar a eficiência energética e ampliar a segurança operacional em longas rotas pelos rios. Os comandantes também tiveram acesso à cabine de comando, ao auditório e às áreas de convivência do barco, além de entenderem as possibilidades proporcionadas pela tecnologia para as embarcações amazônicas.

“Receber comandantes que conhecem profundamente a navegação amazônica é fundamental para mostrar, na prática, como o hidrogênio pode transformar o transporte fluvial. Esta tecnologia já é uma realidade e tem potencial concreto para reduzir emissões e ampliar a eficiência operacional na região”, afirmou Davi Lopes.

Os comandantes ficaram surpresos com o nível de tecnologia e com o avanço representado pelo projeto. “Nós, acostumados com embarcações movidas a diesel, estamos maravilhados com tanta tecnologia”, afirmou o comandante Robinaldo Costa. Já o comandante Pelágio Carvalho disse: “Para acompanhar os avanços e crescer na profissão, estamos sempre de olho em novas tecnologias, o que vimos aqui hoje é um enorme salto em direção ao futuro”. O grupo avaliou a experiência como um marco para o setor.

A Reicon, que opera rotas estratégicas na região Norte, avaliou que a iniciativa oferece uma perspectiva concreta sobre como o hidrogênio pode transformar o setor. Os profissionais destacaram o avanço representado pela tecnologia, sobretudo pela manutenção de potência, autonomia e estabilidade, fatores essenciais para viagens extensas em uma região onde os rios funcionam como principais vias de conexão entre municípios.

A ação reforça o compromisso da GWM e dos parceiros do projeto em impulsionar soluções sustentáveis voltadas ao contexto amazônico. Ao demonstrar a viabilidade técnica do hidrogênio como alternativa energética para o transporte fluvial, o JAQ H1 contribui para acelerar a transição energética no Brasil.

Ao final da visita, a GWM agradeceu a presença dos comandantes da Reicon: Robinaldo Costa (comandante do Maranata), Pelágio Carvalho (comandante do Comandante Ribeiro) e André Torres (comandante do Rei Salomão), reforçando o compromisso de seguir colaborando com profissionais que protagonizam a navegação amazônica.

Sobre o barco

O JAQ H1 foi projetado para proporcionar uma experiência imersiva, com todos os sistemas a bordo - desde iluminação e climatização até cozinha e entretenimento - alimentados exclusivamente por hidrogênio, garantindo zero emissões de carbono. O barco também conta com um auditório para atividades educativas e institucionais, oferecendo espaço para discussões sobre ciência, tecnologia e sustentabilidade.

A tecnologia utilizada é baseada em células a combustível de hidrogênio, que geram eletricidade a partir de uma reação eletroquímica, produzindo apenas água como subproduto. Essa abordagem combina desempenho e eficiência energética, demonstrando o potencial do hidrogênio como alternativa limpa para o setor náutico.
Sobre a GWM
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a terceira maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 27 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 150 países e regiões, 80 mil colaboradores e 13 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) distribuídos em quatro países.

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