Fale Conosco:
Siga-nos:

Tecnologia de eletrificação

A fim de promover a conscientização sobre o mundo dos carros eletrificados, a GWM reuniu as principais informações para tirar todas as suas dúvidas sobre essa revolução do mercado automotivo

O que são carros
híbridos e elétricos?

 

Quando falamos de carros híbridos, estamos nos referindo a veículos que possuem dois tipos de motor: um a combustão e um elétrico.

Por possuírem um motor a combustão, não dependem de tomada para funcionarem. Assim, é possível reunir o melhor dos mundos:

  • Sustentabilidade: pois o consumo e emissão de poluentes é bem menor
  • Liberdade: Você pode percorrer longas distâncias sem a dependência de um carregador

 

Já quando nos referimos aos carros elétricos, estamos falando de um veículo que não utilizam nenhum combustível além da energia elétrica. Com isso, tem as seguintes vantagens

  • Baixo custo de manutenção: por esses carros não terem motor a combustão
  • Economia e mobilidade urbana: custo de locomoção baixíssimo, sendo ideal para andar num perímetro urbano.

Como funciona a manutenção dos carros elétricos?

 

A manutenção de carro de carro elétrico é bem mais desenrolada porque não temaquela parte de troca de lubrificantes e suas peças relacionadas. E mesmo no híbrido, como o motor elétrico faz boa parte do trabalho, o desgaste daspeças é bem menor. Com relação aos custos da troca da bateria, os clientes não precisam se preocupar. São 8 anos de garantia, além de 2 anos de garantia de proteção total, incluindo mau uso.

Tipos de carros
eletrificados

 
Arrow Left
 
Arrow Right

É um veículo híbrido que combina um motor de combustão interna (gasolina) e motor elétrico. A bateria é carregada pelo motor de combustão interna e frenagem regenerativa. O desempenho da bateria permite rodar alguns quilômetros no modo totalmente elétrico, porém não é possível selecionar o modo de condução como puramente elétrico.

VEJA O HAVAL H6 HEV

É a combinação de motor de combustão interna e motor elétrico. A bateria é carregada a partir de uma fonte externa (tomada de carregamento) e por meio de frenagem regenerativa. O desempenho da bateria permite rodar no modo 100% elétrico por determinada distância. No nosso caso, mais de 100km*.

Não é a tecnologia da linha Haval H6, mas é a tecnologia mais comum do mercado. É a combinação de motor de combustão interna e motor elétrico ligado ao motor através de correia ou então integrado ao volante do motor. Esta tecnologia não permite a condução em modo totalmente elétrico, logo, a vantagem ao cliente é quase imperceptível.

Como carregar o seu GWM 
(Haval H6 PHEV ou GT e ORA 03)

 

Nossos veículo são equipados com as tomadas Tipo 2 e CCS-Tipo 2, o que permite o carregamento do veículo em corrente alternada (AC - Lento) ou corrente continua (DC - Rápido).

Tipo 2
(AC - Lento)

CCS2 - Tipo 2
(DC - Rápido)

Tipo de
carregadores

 
Arrow Left
 
Arrow Right

O carregador deve ser ligado a uma tomada 220V adequada, com a instalação realizada por profissionais e em conformidade com as normas técnicas brasileiras conforme abaixo:

  • ABNT NBR 14136 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada
  • ABNT NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão.

A fiação não deve conter emendas desde o disjuntor até a tomada. O disjuntor deverá ser dedicado e não compartilhado com outras instalações. Não faça emendas ou altere o conector da tomada e não utilize adaptadores de tomadas ou extensões sob o risco danos ao veículo, casa ou ao usuário.

O carregador wallbox é um tipo de estação de recarga AC dedicada. Através dele, o seu veículo GWM pode ser carregado de maneira mais rápida, confiável e conveniente quando comparado a um carregador portátil.

Pensando no bem estar dos nossos consumidores, a GWM fechou uma parceria com a WEG para o fornecimento de um carregador homologado, personalizado e com garantia exclusiva de 3 anos. 

Para realizar a instalação desse tipo de equipamento é necessária uma ligação dedicada. Recomendamos que seja feita por profissionais homologados para que todas as normas e critérios de segurança sejam seguidos. 

Para a compra e instalação do seu wallbox, você pode procurar uma concessionária GWM ou falar com o seu Embaixador para consultar os preços e condições.

Carregadores rápidos são estações de recarga que utilizam corrente contínua (DC) fornecendo alta potência. Isso faz com que o tempo de carregamento das baterias seja muito menor.

Os veículos PHEV e GT da GWM são um dos poucos híbridos comercializados no Brasil que permitem esse tipo de carregamento.

Pensando na comodidade dos nossos clientes, a GWM irá disponibilizar esses carregadores em todas as nossas concessionárias.

Veja onde encontrar uma concessionária GWM mais próxima de você aqui.

Tempo de recarga

 

O veículo pode ser carregado com potência máxima de 6,6kW em modo AC e 48kW em modo DC. Aqui temos uma estimativa de tempo que normalmente seu veículo vai demorar para carregar nas condições ideais*:

Carregador portátil

 

Modo AC com potência de 3,6 kW: carrega de 0 a 100% em aproximadamente:

12 horas e 20 min

Carregador wallbox

 

Modo AC com potência máxima do sistema de 6,6kW: carrega de 0 a 100% em aproximadamente:

5 horas e 20 min

Carregador rápido

 

Modo DC com potência máxima do sistema de 48kW: carrega de 10% a 80% em aproximadamente:

29 min + 16 min de 80% a 100%

*O tempo de recarga pode variar de acordo com fatores externos como temperatura, potência do carregador, oscilação da rede elétrica, etc.

Dicas para prolongar
a vida da sua bateria

 
  • Em caso de necessidade de deixar o veículo parado, recomendamos deixar com a bateria com a carga em aproximadamente 50%
  • Evitar estacionar o veículo em lugares abertos com grande exposição ao sol e altas temperaturas. (Em dias quentes, estacionar em lugares cobertos.)
  • Evitar deixar o carro sem uso por mais de 40 dias
  • Nunca deixar a bateria totalmente descarregada por mais de 40 dias
  • Não deixar o carro parado por um longo período com a bateria descarregada
  • Não ficar rodando somente com gasolina
  • Evitar a descarga total e carregamento total em caso de carregamentos diários
  • Evitar utilizar somente recarga ultrarrápidas (DC) devido ao aquecimento da bateria
 
*Valores seguindo as regras do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do INMETRO, que aplica uma redução de 30% (trinta por cento) sobre o valor da autonomia verificada no teste de laboratório. Veja o resultado clicando aqui

 

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
MANDA UMA MENSAGEM PRA GENTE!

 

Se surgir alguma dúvida enquanto explora as inovações e benefícios dessa tecnologia, estamos aqui para ajudar. Preencha o formulário ao lado e aguarde o contato de um de nossos especialistas.