Sim. O veículo 100% elétrico possui baterias para armazenamento e motores elétricos para sua propulsão, enquanto um veículo híbrido possui dois tipos de motores: um elétrico e um a combustão para sua propulsão.
1. Existe diferença entre um veículo 100% elétrico e um híbrido?
Sim. O veículo 100% elétrico possui baterias para armazenamento e motores elétricos para sua propulsão, enquanto um veículo híbrido possui dois tipos de motores: um elétrico e um a combustão para sua propulsão.
2. Como funciona a regeneração de energia?
A regeneração ou recuperação de energia funciona da seguinte forma: ao remover o pé do acelerador, o motor elétrico trabalha como um alternador e desta forma através dos movimentos das rodas consegue gerar energia para carregar a bateria.
É possível verificar os níveis de energia de regeneração através do painel de instrumentos.
3. Quais as principais vantagens de utilizar o modo de recuperação de energia?
Utilizando o modo de recuperação de energia além de carregar a bateria do veículo, também reduz os desgastes das pastilhas de freio, pois o motor elétrico está realizando o sistema de frenagem e diminui o consumo de combustível nos veículos híbridos.
4. Como sei que o veículo está ligado?
Através da luz “Ready” no painel, se ela estiver acesa o veículo está ligado.
5. Os veículos híbridos e elétricos fazem algum ruído?
Os veículos 100% elétricos são extremamente silenciosos. O som mais perceptível para os passageiros é aquele gerado pelo rolamento do pneu no asfalto e do sistema de ar-condicionado quando em funcionamento.
Os veículos híbridos, quando em seu funcionamento através das baterias, trabalha exatamente igual a um veículo 100% elétrico e é extremamente silencioso.
6. O veículo elétrico é mais resistente à água que um veículo à combustão?
Não. Um veículo elétrico possui as mesmas características de vedação que um modelo à combustão. Em caso de enchente, a recomendação é não enfrentar o ponto de alagamento para qualquer tipo de veículo.
7. Caso necessário, o reboque do carro é realizado de forma convencional ou há algum procedimento diferente?
É possível rebocar utilizando um guincho do tipo plataforma, por favor consultar o manual do proprietário para as recomendações de reboque.
8. Carros elétricos atraem raios?
Não. Carros elétricos não atraem raios.
9. Previso deixar meu veículo híbrido com o tanque cheio caso queira utilizar somente no modo elétrico?
Para o veículo híbrido plug-in não é necessário encher o tanque de gasolina, é até recomendado que deixe apenas um pouco de gasolina no tanque para o uso diário, que em sua maioria utilizará o modo 100% elétrico e só abasteça o tanque de combustível com mais litros quando for necessário para deslocamentos/viagens mais longas.
10. O que faço se a bateria do meu veículo ficar sem carga?
Assim como no caso de pane seca para veículos a combustão, caso a bateria do seu GWM tenha sua carga esgotada, a melhor opção é chamar o guincho para transportar o veículo até um local para efetuar uma recarga. Consulte o SAC da GWM para esta atividade.
11. Ao colocar um veículo elétrico ou híbrido para carregar, posso receber alguma descarga elétrica?
Não, o sistema do veículo somente irá liberar a energia para a recarga quando o conector do carregador está conectado e travado ao veículo.
12. Posso carregar o meu veículo híbrido ou elétrico na chuva?
Sim, o sistema do veículo somente irá liberar a energia para a recarga quando o conector do carregador está conectado e travado ao veículo e ele está protegido contra infiltrações de água. Caso tenha qualquer problema durante o carregamento, o fornecimento de energia será desligado automaticamente.
*Valores seguindo as regras do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do INMETRO.